Avançar para o conteúdo principal

Tenho um Andróide em casa!


Já tive cobras em casa, tartarugas e lagartos. Também já me aconteceu viver acompanhado por mais de sessenta espécies animais, dos quais alguns eram até proibidos no nosso País. Mas, daí a ter que preocupar-me com o desempenho e o estado físico duma nova forma de vida, confesso que não estava nos meus planos, nem em sonhos mais recônditos.
Tudo começou quando a minha editora em Inglaterra, quis pagar-me cem libras pelos direitos de autor das últimas vendas.
Para quem não sabe, receber cheques ingleses, em libras e pagáveis sobre um banco não existente em Portugal, é muito mais complicado do que possa parecer. Fica tão dispendioso para o sacador que mais vale procurar outras formas de pagamento e foi por isso mesmo que eu optei por receber o meu prémio em material, escolhendo online, um Tablet ZTE V9.
Aconselho vivamente este tipo de aparelhos a quem pretenda ter um telemóvel, um computador, um GPS e uma máquina fotográfica, tudo no mesmo aparelho. Além de possuir um ecrã de tamanho médio suficiente para ver vídeos e fotografias em alta qualidade, permite que vejamos filmes em qualquer formato, incluindo RMVB, AVI DVD, ou outros. Sempre com som estéreo e de muito boa qualidade.
Incrível, não é? Por menos de cento e cinquenta euros (as tais 100 libras), fiquei com um Tamagoshi actualizado e bem vivo. Assim vejo e sinto, o meu novo brinquedo portador do sistema operativo Android. Passei a viver dentro de fóruns de discussão sobre Android, a frequentar blogues sobre o mesmo assunto e, até, a criar o meu próprio SIG, sigla americana para Grupo de Interesse Específico. Sim, criei um Círculo temático no Google+ e tenho-o usado para comunicar com os outros utilizadores interessados em aparelhos polivalentes e identificados pela mesma letra: o "A" de Android.
Importa referir que gastei cerca de dezassete euros num auricular Bluetooth para poder andar na rua, discretamente, com o meu telemóvel gigante ligado e funcionalmente activo, sem andar com uma moldura táctil na mão o tempo todo. Uso-o numa bolsa dependurada no cinto e sei que tenho comigo, o meu computador, o meu telemóvel e tudo o mais que nem passa pela cabeça de ninguém.
Na realidade, em casa vivo com uma humana, mais a nossa cadelinha Yuki, as Chinchilas da Ana e... com um Andróide de meio quilo que me acompanha para todo o lado, transportando consigo os meus trabalhos, a Internet, a rádio e a televisão. Nem imaginam o que transporto nos 8 GB da memória que já vinha com ele. Se pensarmos que existem MUITOS MILHARES de aplicações e jogos disponíveis no Market e, ainda por cima, completamente gratuitos, bem, temos um equipamento de sonho que pode incluir um pack de suporte para Word, Excel e até PowerPoint!

Talvez por tudo aquilo que acabei de escrever, sinta necessidade de ajudar os mais novos "agarrados" das cibernéticas mobilidades. Neste artigo, passarei a enumerar e descrever de forma sucinta, todos os programas e funcionalidades que for tendo instalados naquele a que chamo de MyPad. Ele é o meu melhor amigo neste momento e trato-o na palma da mão!

Lista de Programas instalados
(actualizável)

Android 2.3.4 Cyanogen mod7.
Vinha com o sistema operativo Android 2.1 e com o telemóvel bloqueado a uma rede qualquer. No mesmo dia em que o recebi, ou talvez nos dias seguintes, fiz logo o desbloqueio da rede e actualizei as ROM e NVRAM dele para a última versão que consegui encontrar na Net. Primeiro, usei a 2.2 (Froyo) mas agora estou muito satisfeito com esta nova 2.3, não estando sequer a pensar mudar de SO.
 
4shared
Programa para partilharmos ficheiros nossos na Net. Também serve para encontrarmos todo o software comercial que gostamos, mas não queremos comprar. Para bom entendedor... 
AdAway
Utilitário de sistema para inibir a mostragem de publicidade nos jogos e aplicações que forem grátis, mas sujeitos a anúncios online.
Advanced Task Killer
Para interromper a execução em memória de programas que não estamos a usar, ou que não queremos utilizar em qualquer momento. Isto pode ajudar a libertar muita memória, o que nos sistemas portáteis é sempre fundamental.
Android Pro Widgets
Um pack de mini-aplicações e botões para colocar nos écrans paralelos, permitindo ter sempre visíveis, coisas como o nosso Facebook, as SMS, o estado do tempo e outros.
Angry Frogs
Um jogo semelhante ao famoso Angry Birds, mas com a vantagem da produção partilhada. Os autores, espalhados pelo mundo inteiro, continuam a produzir novos puzzles e quadros para o jogo, o que o torna praticamente infinito, uma diversão viciante e sem fim à vista, pois neste momento já tem cerca de 3800 quadros para resolver.
Animated Gif Player
Utilitário para ver imagens GIF animadas, mesmo que tenham especificações menos comuns.
AntiVirus Pro
Claro que estando ligado à Net 24 horas por dia e a puxar programas a toda a hora para testar, tinha que ter um bom antivírus, estando muito satisfeito com este. Mesmo quem não usa ligações à Internet deve instalar um programa destes, pois os vírus passeiam nas SMS, MMS, etc...
APN Portugal
Mais um utilitário fundamental para quem pretenda configurar ligações móveis às redes portuguesas Optimus, TMN e Vodafone. O programa configura TUDO sozinho, não precisando nós de qualquer informação dos servidores.
AR Invaders
Não podia deixar de ter um jogo de Augmented Reality, ou seja, Realidade Aumentada. O Invaders é um jogo onde passeamos pela casa, ou pela rua e através do visor do nosso aparelho vemos quase o mesmo que veriamos sem ele. A diferença está nas naves espaciais (OVNI tipo disco voador) que andam no espaço e que precisamos abater, disparando sobre elas. Engraçado apenas!
ArchiDroid
Compactador e descompactador de ficheiros de quase todos os tipos. Muito bom para lidar com ARJ, RAR e ZIP. Obrigatório para quem faz downloads.
Astro
Navegador de Ficheiros, equivalente ao Explorer, ou Explorador do Windows, Finder do Mac, ou qualquer semelhante. Muito bom e importante para substituir o Navegador original do Android (que é bonzinho, mas fraco).
Aura
GPS. Tá tudo dito. Este é o melhor programa que consegui encontrar para quem viaja em Portugal, Espanha e até restante Europa. Muito bom, estável e cheio de funcionalidades, incluindo o mapeamento em 3D.
Auto Bluetooth
Um pequeno utilitário que vale ouro para quem, como eu, usa auricular e o Tablet como telemóvel. Poupo imenso a bateria do telemóvel com isto, porque mantém-me o BlueTooth inactivo e desligado até receber uma chamada, ou SMS. Nessa altura, ele liga o BT e apita no ouvido se tiver recebido uma mensagem, ou executa o toque de chamada para eu poder atender a chamada. Depois de falar, quando a chamada for desligada, o programa volta a desligar o Bluetooth e isto poupa muita, mas mesmo muita bateria!
Barcode Scanner
Utilitário para ler códigos de barras, conduzindo o Mobile directamente para a página do produto, no browser, caso seja um QR Code, podendo ser usado para ler N informações escondidas nos Códigos QR, ou nos Códigos de Barras.
Blogger
Evidentemente, um dos melhores programas para edição, alteração e publicação de artigos nos Blogues que mantemos na Google, no Blogspot.com
Blogger-droid
Outro programa para editar e escrever posts para os nossos blogues, alojados na Google (Blogspot, Google Docs, etc.). Muito fácil e bom para inserir vídeos e imagens nos posts. Alternativa ao anterior, Eu mantenho os dois ainda.
Busca Rápida
Pequeno utilitário que abre no écran uma janela de pesquisa, comum e semelhante aquelas que já conhecemos. A diferença é que este mini programa permite fazer buscas em simultâneo no Google, Yahoo, Wikipédia, YouTube, DailyMotion, eBay e Amazon. Tudo com um único Search.
C...

(Continua e será actualizado logo que possível e necessário)

(Pintura a Cera sobre Bristol)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Petauros do Açúcar - Vieram para encantar

Os últimos dez anos da minha vida tiveram uma componente ligada à Natureza e à Biodiversidade que muito poucas pessoas conhecem, pelo menos quando penso nos meus amigos, no pessoal do Barreiro e em antigos colegas de trabalho. Foi uma vida paralela que consegui manter enquanto era Director Técnico na área de Informática em Lisboa. No meio destes estudos, levados ao extremo com a criação de " O Ninho - Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos ", " O Mundo dos Petauros " e " ArcaZoo - Loja da Natureza ", surgiu a investigação exaustiva de algumas espécies animais e vegetais. Graças a essa actividade que me preenchia a casa com dezenas de espécies e centenas de animais, houve uma meia dúzia de seres vivos que mereceram a minha especial atenção. Não foi apenas a minha, porque a Ana Braz, minha companheira, esteve sempre presente com o mesmo entusiasmo, chegando a tirar Cursos de Veterinária, especialmente

Como ganhar uma depressão em 30 linhas

Este artigo é altamente desaconselhado a todas as pessoas que se considerem felizes e pensem estar longe da sua primeira depressão. O risco de sucesso desta lição de vida, é praticamente garantido. "Como ganhar uma depressão em 30 linhas!" faz parte duma nova forma de apresentar uma workshop decadente, com humor fácil e consequências sérias. Se não quer passar os próximos meses em consultas de apoio psicológico e sessões de psicoterapia, então lembre-se que eu avisei e que este curso não é para si!

Manifesto da Nova Humanidade

Durante muitos anos, o meu verdadeiro nome Paulo Monteiro, viveu escondido no Underground do Cyberworld , sob "aliases" famosos como The Watcher, The Black Bonsai , Spider , BlackBird , ou Angel Of The Dark . Mas eu nunca fui reconhecido, verdadeiramente, como um Anjo Negro, um Lúcifer, ou Filho de Lilith; nunca fui sequer, um Anjo caído e expulso dos céus. Fallen Angel foi nome que nunca usei, embora assim me tenha sentido durante quase toda a minha vida. Vejo o mundo como uma pirâmide e não como uma esfera; vejo o Homem como aresta e não como vértice, pois nas extremidades geométricas de tamanha força cósmica, estão as forças que nos movem, aquelas a que muitos chamam Deus. O problema, clássico na história do pensamento, é sempre o mesmo, quando verificamos que (c*c) = (b*b)+(a*a) é uma mentira pitagórica convertida numa verdade matemática e ilusória. E se em fórmulas e mandamentos se tem construído o Mundo que temos hoje, urge pensar, pensar p